Sunday, November 26, 2006

Preconceito

"Ter preconceitos é, assimilar as coisas com julgamento preestabelecido, fundamentado na opinião dos outros. Os preconceitos são as raízes da nossa infelicidade e sofrimento neurótico, pois deterioram nossa visão da vida como uma lasca que inflama a área de nosso corpo em que se aloja.

Aceitamos esses valores das pessoas com quem convivemos, de uma maneira e forma tão sutis que nem percebemos. Basta observarmos um comentário sobre a sexualidade de alguém, ou a religião professada pelos vizinhos, para assimilar idéias e normas vivenciadas pelo adulto que promove a crítica. De maneira distorcida, baseia-se no julgamento de outrem.

Qual seria então tua visão atual a respeito do sexo, religião, raça, velhice, nação, política e outras tantas? Seriam formadas unicamente sem a influência dos outros? Será que tua forma de ver a tudo e a todos não estaria repleta de obstáculos formados pelos teus conceitos preestabelecidos?

Todo ser psicológicamente amadurecido tem um sistema de valores não baseado em regras rígidas; avalia os indivíduos, atos e atitudes com seu senso interior, sentimentos, emoção e percepções intuitivas, tendo assim apreciações e comportamentos peculiares. Para ela, cada situação é sempre nova e cada pessoa é um mundo à parte."

Hammed

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Preconceitos são rótulos. Aquele é assim assado...Alguém um dia me perguntou: Como vc acha que acabaria com o Conflito entre as religiões no Irã, Iraque...no mundo? Eu respondi que isso só seria possivel se houvesse uma amnesia em massa...pq desde que eles nascem, eles ouvem dos pais, todo o ódio e rancor dos preconceitos inraizados na mente de cada um, e isso vem de geração em geração e vai continuar...Pessoas são formadas pelo ambiente em que vivem, ouvem, vêem, sentem, falam...e os preconceitos vão passando de geração para geração...vamos observar em nós, quais são nossos preconceitos...será que estamos passando isso pra alguem??

6:28 PM  

Post a Comment

<< Home